A verdade é que, apesar disso, acabou se convencendo de que o Espiritismo poderia ajudá-la, e mais tarde tornou-se espírita. Mas não foi muito fácil arrancar-lhe da mente o pavor doentio que lhe haviam infundido. Sacerdotes, pessoas da família, amigos e médicos, todos haviam contribuído para que o medo se enraizasse em sua alma. Terrível medo, que a desviava da única solução possível para o seu problema.
E o que é mais curioso, a maior contribuição para esse estado de temor foi dado por certas publicações espiritualistas, que apesar de admitirem a reencarnação e a lei de causa e efeito, condenam a mediunidade, pintando-a com as mais negras pinceladas.
O preconceito anti-espírita assemelha-se muito à prevenção contra o Cristianismo, no mundo antigo. As pessoas que temem o Espiritismo não conhecem a doutrina, dão ao termo aplicações indevidas, perdem-se num cipoal de lendas e suposições a respeito das sessões espíritas. Em geral nos acusam de endemoniados, necromantes, feiticeiros e coisas do mesmo teor, como faziam gregos e romanos com os cristãos primitivos. E essas deturpações do Espiritismo não são apenas orais, correndo entre pessoas simples. Figuram também em publicações eruditas, revistas, jornais, livros de ensaios e estudos, com signatários cultos.
Pitágoras já dizia que a Terra é a morada da opinião. E como a opinião é a coisa mais frívola que existe, a mais incerta e a mais irresponsável, não é de admirar que tanta gente opine sobre o que não conhece. Mesmo entre os letrados, a opinião é um hábito enraizado. Mas é evidente que, quando se trata de uma doutrina espiritual, esposada por tantos homens de projeção no mundo das ciências e do pensamento, em todo o mundo, as pessoas de cultura, ou mesmo de mediana cultura, deviam ter mais cautela ao se manifestarem a respeito. Porque se é livre o direito de opinar, não é menos livre o direito de se julgar o senso de responsabilidade de quem opina.
O maior motivo de temer do Espiritismo é o próprio temor. Ou seja: é a covardia humana, essa terrível covardia que faz os homens estremecerem de horror diante do perigo de mudarem de posição diante da vida e do mundo. O Espiritismo, entretanto, não exige outra mudança, senão a da concepção estreita de uma vida utilitarista e falsa, para a ampla concepção de uma vida espiritual, profunda e verdadeira.
Quanto ao problema das relações com o mundo invisível, o Espiritismo não estabelece essas ligações, que existem na vida de todas as criaturas, mas apenas as explica e orienta, dando-lhes o verdadeiro sentido no processo da existência.
Temer o Espiritismo é temer a verdade, que os seus princípios nos revelam, apesar de todos os que lutam para deturpá-los.
Do livro “O Homem Novo” - Herculano Pires
* * *
De todas as forças que oprimem o Espiritismo, a que mais o tem prejudicado é a “força do preconceito”. (...) A força do preconceito, para muitos, tem mais poder que a verdade. É este um dos motivos que impede a marcha ascensional do Espiritismo entre nós. (Cairbar Schutel, no livro “Os Fatos Espíritas e as Forças X” - 1926)
O racismo é a prova o quanto ainda somos primitivos.
ResponderExcluirCigana Raicha
Muito obrigado por sua visita,é sempre um prazer ler seus comentários, me passam muita paz. Que muito amor e paz esteja com você.
ResponderExcluirUma ótima segunda feira
Beijoss
Olá Cigana, antes de tudo quero agradecer pela visita ao Inforblog e retribuir. Quanto á corrente, iniciamos a parceria no início do ano. O intuito é aumentar o tráfego, comentários, curtir, seguir, subscrever, trocar clicks, comentários, etc.
ResponderExcluirA proposta inicial era uma troca de visitas diárias, porém, por falta de tempo da maioria, passou a ser uma troca de visitas semanal conforme disponibilidade de cada um. Deixo lhe o link com a lista da corrente para realizar as visitas. Provavelmente, de acordo com o numero de sites de membros que voce visitar, receberás a visita, seguidores, curtidores, etc, assim que cada membro logar na lista de parceiros. Super abraço!!!
SEGUE O LINK DA CORRENTE DE DIVULGAÇÃO DE BLOGS.
ResponderExcluirhttps://docs.google.com/document/d/19SjrJjevRAltzeAU_G44M1aS0DyvxqXz4Xe-jX8Smjk/edit
Oi
ResponderExcluirObrigada pela visita lá no blog :)
Que sua segunda-feira seja perfeita, repleta de coisas boas.
Beijinhos
Renata
http://escutaessa.blogspot.com.br
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa
Olá Elaine,
ResponderExcluirSou católica, praticante, dizimista e legionária, mas nutro um profundo respeito por todas as religiões. Inclusive por meus irmãos adeptos do Candomblé,pois somos todos irmãos perante Deus. Na verdade, religião é muito mais uma questão de cultura e de geografia que de fé, pois sou católica,porque nasci numa família praticante, entretanto, se tivesse nascido no Japão seria budista e muçulmana se nascesse no Afeganistão.
O que devemos é nos respeitar, pois só o respeito e o amor ao próximo é o que nos levará verdadeiramente a Deus... Ele é o Senhor de todas as verdades e o preconceito não é coisa Dele é coisa dos homens que querem ocupar o lugar de Deus, julgando, criticando e condenando. E ocupar o lugar de Deus é o maior de todos os pecados.
Um xero e ótima semana pra ti.
Passando pra alimentar os bichinhos,ouvir uma música linda e acalmar o espírito. E também pra te desejar uma excelente noite.
ResponderExcluirXerinho !!!
Não entendo nada de espírito. Só sei que todo mundo acredita em espírito, pois se dizem acreditar em Deus, ele é um espírito.
ResponderExcluirUm forte abraço.