sexta-feira, 25 de maio de 2012


Considerada Padroeira do povo cigano, a história da santa remonta ao início do cristianismo. Os primeiros cristãos eram perseguidos pelos romanos e Sara, uma escrava egípcia de propriedade de José de Arimatéia foi capturada juntamente com as três Marias (Maria Madalena, Maria Salomé e Maria Jacobé).

As quatro mulheres foram colocadas em um barco que foi lançado ao oceano, sem remos e sem provisão. Por um milagre, após mais de 30 dias vagando sem rumo pelo mar, o barco aportou em Laguendoc, no Sul da França, na Ilha de Camargue, um local que seria conhecido mais tarde como Saintes Maries-de-La Mer (traduzindo Santas Marias que vieram do Mar).

Um grupo de ciganos que viviam por ali socorreu as quatro mulheres e elas, em troca, levaram ao grupo os ensinamentos de Jesus, trazendo para eles a doutrina cristã.
Após a partida das chamadas "Três Marias", conta à história que Sara continuou convivendo com os ciganos e passou a ser chamada de Sara Kali, a palavra Kali significa "negra" na língua romanê.

* ORAÇÃO À SANTA SARA *

SARA, SARA, SARA, fostes escrava de José de Arimatéia, no mar fostes abandonada (pedir para que nada nos abandone: amor, saúde, dinheiro, felicidade...) teus milagres no mar sucederam e como santa te tornastes, a beira do mar chegastes e o "CIGANOS" te acolheram, SARA, Rainha, Mãe dos Ciganos ajudaste e a ti eles consagraram como sua protetora e mãe vinda das águas.

SARA mãe dos aflitos, a ti imploro proteção para o meu corpo, luz para meus olhos enxergarem até no escuro (pedir força para os seus olhos, vidência), luz para o meu espírito e amor para todos os meus irmãos: brancos, negros, mulatos, enfim a todos os que me cercam. Aos pés de Maria Santíssima, tu, SARA me colocarás e a todos os que me cercam para que possamos vencer as agruras que a terra nos oferece.

SARA, SARA, SARA, não sentirei dores nem tremores, espíritos perdidos não me encontrarão e assim como conseguistes o milagre do mar, a todos que me desejarem mal, tu com as águas me fará vencer (quando a pessoa não está bem e querendo resolver algo muito importante beber três goles de água).

SARA, SARA, SARA, não sentirei dores nem tremores, continuarei caminhando sem para assim como as caravanas passam, no meu interior tudo passará e a união comigo ficará e, sentirei o perfume das caravanas que passam deixando o rastro de alegria e felicidade, teus ensinamentos deixarás.

Amai-nos SARA, para que eu possa ajudar a todos que me procurem, ajudados pelos poderes de nossos irmãos Ciganos, serei alegre e compreensivo(a) com todos os que me cercam.

Corre no Céu, corre na Terra, corre no Mundo e SARA, SARA, SARA estará sempre na minha frente, sempre atrás, do lado esquerdo, do lado direito.

E assim dizemos: somos protegidos pelos Ciganos e pela SARA que me ensinará a caminhar e perdoar.

Reze 3 Ave Marias (1ª para SARA, 2ª para os Ciganos e a 3ª para você)


Santa Sara é a Protetora da Gravidez

Para pedir a Sara Kali a graça de ser mãe e ser atendida: A novena é simples, compre um lindo lenço, bem colorido ou florido, como usam as ciganas, e amarre-o em volta da imagem ou gravura da santa, pedindo por um bebê. Durante nove meses – que é o período de uma gestação – faça todos os dias a oração da santa. Segundo a lenda, a graça poderá ser concedida antes mesmo do fim da novena. Quando o bebê nascer, o lenço passará a ficar amarrado no berço até a criança completar um ano. Se for uma menina, costuma-se agradecer à santa colocando o nome dela no bebê. Se for menino, nomes como Tiago e Lázaro, discípulos de Cristo que também estavam na barca com Sara Kali, são indicados. Mas também podem ser usados como um segundo nome, como Regina Sara, Paula Sara, etc... Ou Pedro Lázaro, Sergio Tiago e por aí afora.

Para pedir uma graça para Santa Sara

Em uma noite de Lua Cheia, pegue uma imagem de Santa Sara Kali, uma taça de vinho tinto e uma taça com água. Peça a Santa Sara: "Santa Sara Kali, eu me prontifico a fazer um manto para Vós se me ajudares neste pedido".E peça o que você quiser... Quando o pedido se realizar, faça um manto para ela (podendo ser nas cores azul, rosa ou amarelo ouro). Vá a um local onde tenha a imagem dela e coloque o manto que você ofereceu a ela.

Algumas pessoas usam as cores dos mantos acordo com os pedidos efetuados:

Branco – Paz de Espírito, Casamento, Agradecimento.
Azul – Proteção, Luz Espiritual, poder Intuitivo, Filhos.
Rosa – Amor, Compaixão, Maternidade.
Verde – Saúde, Agradecimento por bens adquiridos, Vitalidade.
Lilás – Carinho, Amor Correspondido.
Púrpura – Agradecimento por prestígio e vantagens profissionais.
Amarelo ou Dourado – Louvores, Agradecimento por Vitórias.
Prateado – Para atrair benefícios através dos anjos e santos.



Abraços!
Cigana Raicha

9 comentários:

  1. Linda a história. Parabéns por divulgar as tradições do seu povo.
    Um xero e um bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Ouvi dizer que que só é cigano filhos de ventres ciganos. É verdade?

    ResponderExcluir
  3. Passando pra desejar um final de semana iluminado.

    ResponderExcluir
  4. eu não conhecia ela...
    espero que tenha uma boa semana, você já está bem?
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Que bom que você está melhor!
    Obrigada pela visita lá no blog!
    Adorei o seu post
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  6. Eu me amarrei linda história.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. História perfeita! Amei demais, de verdade.
    Que ótimo que ficou melhor logo.
    Tenha uma ótima semana. Muita paz, amor...
    Beijoos.
    http://beijoosdegloss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Raicha, muito obrigada pela visita!!! Prazer te-la como parceira. Uma semana super abençoada por Deus!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Raicha, marcando presença no seu espaço. Super abraço pra ti e uma excelente semana abençoada por Papai do céu!!!

    ResponderExcluir