segunda-feira, 24 de junho de 2013

24 DE JUNHO - DIA DE SÃO JOÃO

Hoje é dia de São João! Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró. Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão. Hoje, nas cidades nordestinas, existe o costume de, na madrugada do dia 24 de junho, tomar banho em um rio ou mesmo mergulhar uma imagem do santo, como forma de purificação.

3 comentários:

  1. Que legal...aprendi mais o que não sabia!!!!

    ResponderExcluir
  2. Soneto do amigo

    Enfim, depois de tanto erro passado
    Tantas retaliações, tanto perigo
    Eis que ressurge noutro o velho amigo
    Nunca perdido, sempre reencontrado.

    É bom sentá-lo novamente ao lado
    Com olhos que contêm o olhar antigo
    Sempre comigo um pouco atribulado
    E como sempre singular comigo.

    Um bicho igual a mim, simples e humano
    Sabendo se mover e comover
    E a disfarçar com o meu próprio engano.

    O amigo: um ser que a vida não explica
    Que só se vai ao ver outro nascer
    E o espelho de minha alma multiplica...

    Vinícius de Moraes
    --------------------------------------
    DESCULPANDO-ME PELA AUSÊNCIA. ABRAÇOS ILUMINADOS...

    ResponderExcluir
  3. Ohhhhhh amiga que lindo viu! está desculpada kkkkk após uma declaração dessa como não desculpar bjs.
    Cigana Raicha.

    ResponderExcluir