segunda-feira, 16 de julho de 2012

Filhos com deficiência


A expectativa que toma conta do período de gestação da mulher é tão especial e admissível que se justifica a frustração ou a amargura que envolve tantos corações, quando constatam que seus rebentos, ansiosamente aguardados, são portadores de deficiência física ou mental ou a conjugação de ambas.

Compreensíveis a dor e a surpresa que se alojam nas almas paternas, ao começarem a pensar nas limitações e conflitos, agonias e enfermidades que acompanharão os seus filhos, marcados, irremediavelmente, para toda uma existência de dependências e limitações.

Quantos são os pais que, colhidos no amor próprio, fogem da responsabilidade de cooperar com os filhos debilitados!

Quantas são as mães que, transformadas em estátuas de dor ou de revolta, abandonam os filhos à própria sorte, relegando-os aos ventos do destino!

Entretanto, levanta-se um enorme contingente de pais e de mães que, ao identificarem os dramas em que se acham inseridos seus filhos, se enchem de ternura, de dedicação, vendo nas limitações físicas ou mentais desses, oportunidades de crescimento e enobrecida luta em prol do futuro feliz para todos.

O filho com deficiência geralmente é alguém que retorna aos caminhos humanos, após infelizes rotas de desrespeito à ordem geral da vida.

Os filhos lesados por carências corporais ou psíquicas estão em processo de ressarcimento, havendo deixado para trás, nas avenidas largas do livre-arbítrio, as marcas do uso da exorbitância, da insubmissão ou da crueldade.

Costumeiramente, os indivíduos que se valeram do brilho intelectual ou da sagacidade mental para induzir ao erro; para destruir vidas no mundo; para infelicitar, intrigando e maldizendo, reencarnam com os centros cerebrais lesados, em virtude de se haverem atormentado com suas práticas inferiores, provocando processos de desarranjo nas energias da alma, localizadas na zona da estrutura cerebral.

Não só intelectuais degenerados renascem com limitações psicocerebrais, mas, também, os que mergulharam nas valas suicidas, destroçando o cérebro e os seus núcleos importantes, sob graves distúrbios, que deverão ser recompostos por meio da reencarnação.

O despotismo implacável pode gerar neuroses ou epilepsias.

O domínio cruel de massas indefesas e desprotegidas pode produzir os mesmos efeitos.

Os homicídios cruéis podem acarretar infortunados quadros epilépticos, produzindo sobre a rede psiconervosa adulterações nas energias circulantes, provocando panes de frequência variada, de caráter simples ou crônico.

Seus filhos com deficiências podem estar em alguma dessas condições, necessitados da sua compreensão e assistência, para que sejam capazes de superá-las, com resignação e esforço íntimo, rumando para Deus, após atendidos os projetos redentores da Divindade.

Ame seus problematizados do corpo ou da mente, ou de ambos, cooperando com eles, com muita paciência e com ternura, para que possam sair vitoriosos da expiação terrena, avançando para mais altos vôos no rumo do nosso Criador.

Forre-se de carinho, de tranquilidade interior, vendo nesses filhos doentes as jóias abençoadas que o Pai confia às suas mãos para que as burile.

Por outro lado, vale considerar que se você os tem nos braços ou sob a sua assistência e seus cuidados, paternais ou maternais, é em razão dos seus envolvimentos e compromissos com eles.

Você poderá tê-los recebido por renúncia e elevado amor de sua parte.

Mas, pode ser que você esteja diretamente ligado às causas que determinaram os dramas dos seus filhos, cabendo-lhe não alimentar remorsos, mas, sim, auxiliá-los e impulsioná-los para a própria recomposição, enquanto você, igualmente, avança para o Criador.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 'Filhos com deficiência', do livro 'Nossas riquezas maiores', pelo Espírito Camilo, psicografia de José Raul Teixeira, ed. Fráter. Disponível no CD Momento Espírita, v. 3, ed. FEP.

* * *

Para saber mais, leia o livro:




Deficiente mental, porque fui um?
Ditado por diversos espíritos
Psicografia: Vera Lúcia Marinzeck Carvalho
Ed. Petit

24 comentários:

  1. Amiga Cigana, texto elucidativo que explica aquelas perguntas feitas por pessoas contempladas com filhos de necessidades especiais: por que aconteceu comigo?
    Um abraço. Tenhas uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. QUE LINDO TEXTO COLEGA...
    BENDITOS OS PUROS DE CORAÇÃO, POIS ELES VERÃO À DEUS...
    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    AH... POSTEI HOJE EM "GAM DOLLS", MEU PRIMEIRO SORTEIO. VENHA PARTICIPAR TAMBÉM!! :)

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma prima que tem a mesma idade do meu filho mais velho, entretanto ela teve falta de oxigênio no cérebro e é especial. A dedicação e o amor que a minha tia lhe dedica é algo extraordinário.
    Parabéns pelo texto, parabéns pela música. Adoooooro o Maná.
    Um xero especial e uma excelente semana pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Olá cigana
    Pós excelente,
    para ler e aprender ...
    uma ótima semana
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Felicitaciones me encanto tu blog, excelente entrada para leer meditar y aprender, te sigo saludos desde Buenos Aires

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo de bom ...
    Obrigada por seguir o meu blog .
    Também estou a seguir o seu , como poderá ver .
    Eu recomendei no +1
    Parabéns o seu blog está magnifico .


    Ernesto
    ernestocastanha.blogspot.com
    ernestocastanha.blgs.sapo.pt

    ResponderExcluir
  7. ΠΟΛΥ ΟΜΟΡΦΟ ΤΟ ΜΠΛΟΓΚ ΣΟΥ!! ΣΟΥ ΣΤΕΛΝΩ ΤΗΝ ΑΓΑΠΗ ΜΟΥ ΑΠΟ ΤΗΝ ΕΛΛΑΔΑ!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela beleza de teu blog.Teus textos são excelentes e muito bem escritos.Adorei tua visita e que gostastes de minha musica.Até mais.....e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Amiga passando pra lavar a alma e dizer que te gosto imenso. Te quero um bem danado. Que Deus te abençoe, te proteja, te ilumine e te inspire porque necessito dos teus posts maravilhosos!!!
    Mil xeeeros pra ti.

    ResponderExcluir
  10. Minha querida

    passando para agradecer a visita e conhecer o teu blogue, gostei e estou seguindo.
    este texto toca pela profundidade do que fala, infelizmente uma realidade.

    Um beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  11. Thank you and welcome...I am happy you like my blog. So very nice to meet you. Mary

    ResponderExcluir
  12. Texto profundo e de grande sabedoria.O amor é o maior remédio para os grandes males.Amor e carinho,dedicação é tudo.Seu texto é bem objetivo e de muita importância.
    Felicidades e muita luz.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  13. Que bom ter tido a sorte de te encontrar, de fazer parte do seu mundo e de poder te chamar de AMIGA!!!
    Vc de fato é especial dentro da blogosfera.
    Que Deus te abençoe, te ilumine, te proteja e te inspire sempreeeeeeeeee!!!
    FELIZ DIA DA AMIZADE!!!!

    ResponderExcluir
  14. http://mattax-mattax.blogspot.it/
    ciao matteo

    ResponderExcluir
  15. MINHA QUERIDA DOCE AMIGA
    QUE BELA LIÇÃO DE VIDA.MUITO BOM O TEXTO.
    FELIZ DIA DO AMIGO!!

    A verdadeira amizade nos ajuda a superar os
    momentos difíceis. Ela é o refresco para uma
    alma cansada e o farol que iluminaos momentos
    escuros de nossa vida. Por isso um amigo é
    um dos tesouros mais valiosos.
    ♥Obrigado pela sua Amizade!!

    ResponderExcluir
  16. .
    ●●●▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬●●●
    (¯`’★♫♪•♥ ƑƎĻȉŻ ƊȉÅ DƎĻ ÅmȉGo!!! ♥ •♫♪★’´¯)★MaRiBeL★(¯`’★♫♪•♥
    ●●●▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬●●●

    ResponderExcluir
  17. Amiga passando pra saber como está. Estou preocupada contigo, pois sei que alguma tá acontecendo pra você não fazer um post ontem sobre o dia do amigo. Saiba que estou orando por você. Te amodoro de verdade. Você é a nossa cigana abençoada que recebe as bênçãos e generosamente nos distribui. Estou sentindo sua falta minha amiga. Não nos deixe por tanto tempo, pois você de fato é especial para mim e para todos os seus amigos da blogosfera.
    Um xero, fica com Deus, que Ele te abençoe, te ilumine e te proteja. Sempreeeeeeee!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá Cigana
    Passando para conhecer seu lindo espaço e agradecer sua encantadora visita e sua adesão ao meu blog.
    Que texto emocionante. Só um grande coração é capaz de doar amor incondicional a um filho seja ele especial ou não. Ter essa capacidade de amar, cuidar e proteger é uma dádiva do Deus maior.
    Adorei seu blog e já estou te seguindo
    Um carinhoso abraço
    Gracita

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Raicha!Uma ótima semana pra ti beijos.

    ResponderExcluir
  20. buensa noche, Dulcinea del Toboso
    matteo da Rimini

    ResponderExcluir
  21. Boa noite amiga blogueira, obrigada pela visita e o convite que aqui me trouxe. Parabéns por um blog tão magnífico, aqui tudo é mesmo mágico!

    Escolhi em especial esta postagem, pois temos um especial na família e sabemos com é ter dedicação e amor a esta vida. Li 2 livros que revelam e descrevem esse amor incondicional " O livro de Julieta e Um coração cheio de estrelas", são fenomenais!!
    Veja meu texto que se chama " A magia de um menino" e conhecerá um pouco meu Gabriel.
    Abraços, Cris Menezes!!

    ResponderExcluir