segunda-feira, 4 de junho de 2012

A mulher e a Lua



A palavra “menstruação” vem do latim mens e significa “lua” e “mês”. A primeira forma de medir o tempo foi pelo ciclo menstrual das mulheres. A sincronia entre o ciclo lunar e o menstrual refletia o vínculo entre as mulheres, a Lua e as deusas da fertilidade. O poder da mulher vem de seu sangue, e por isso ela não deve desprezá-lo, mas considerá-lo sagrado. O sangue menstrual liga a mulher ao poder da Criação.

Com o advento das sociedades patriarcais, o sangue menstrual passou a ser visto como sujo e maligno, o que não deixa de ser irônico, visto que o sangue menstrual é o maior indicativo da fertilidade de uma mulher.

A escritora Mirella Faür diz: “Enquanto que nas sociedades matrifocais as sacerdotisas ofereciam seu sangue menstrual à Deusa e faziam suas profecias durante os estados de extrema sensibilidade psíquica da fase menstrual, a Inquisição atribuía a esse poder oracular a prova da ligação da mulher com o Diabo, punindo e perseguindo as mulheres ‘videntes’. E assim originaram-se os tabus, as proibições, as crendices e as superstições referentes ao sangue menstrual”.

E continua: “Infelizmente, milênios de supremacia e domínio patriarcal despojaram as mulheres de seu poder inato e negaram-lhe até mesmo seu valor como criadoras e nutridoras da própria vida. reduzidas a meras reprodutoras, fornecedoras de prazer ou de mão-de-obra barata, as mulheres foram consideradas incompetentes, incapazes, desprovidas de qualquer valor e até mesmo de uma alma!”.

“Em vez dos antigos rituais de renovação e purificação (…), a mulher moderna deveria disfarçar, esforçando-se para continuar com suas atribuições cotidianas, perdendo o contato e sintonia com seu corpo e com a energia da Lua. O resultado é a tensão pré-menstrual, as cólicas, o ciclo desordenado, o desconhecimento dos ritos de passagem e dos mistérios da mulher”.

É complicado para as mulheres que moram em grande cidades se adaptar a esse ritmo. Nos afastamos tanto da Natureza que acabamos até mesmo ficando confusas com relação ao nosso corpo. Não deveríamos temer o natural, mas o que nos é imposto artificialmente.

Preocupamo-nos demais com consumismos e modismos e nos esquecemos de nosso poder como mulheres. Devemos retomar os antigos conhecimentos, estudar os antigos mitos lunares e reconhecer o poder mágico de nosso ventre. Desta forma, podemos nos reconectar à essência primordial de nossas vidas naturais.

9 comentários:

  1. Nós mulheres, andamos distraídas! Andamos esquecidas dos ciclos que regem o fluxo natural da vida. Esquecemos de olhar para o céu, de conectar com nossa Avó Lua e reconhecer, que como as marés, somos regidas por sua grandiosa influência.

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!
    Amei seu blog :D
    E adorei sua visita lá no meu cantinho .)
    Gostei do post é bem intereçante

    Bjs
    justgloss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. não sabia disso :)
    tenha uma boa semana
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Elas desviaram os caminhos para outros objetivos.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. disso eu não sabia rsrs
    passando para desejar uma ótima tarde!
    beijinhos

    Aqui Fofura...Nem tão fofo assim

    ResponderExcluir
  6. Por isto se fala que a mulher é de fases.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. nossa adorei essa postagem, vendo por esse angulo ficar menstruada não é tão ruim, mas que é chato isso é kk'
    convido a você visitar meu blog:

    Mastigando uns Tijolos
    http://helenthaiis.blogspot.com/

    beijos e bom feriado ;*

    ResponderExcluir
  8. Olá, só estou passando aqui pra dizer que o seu blog está maravilhoso!
    Parabéns pela dedicação!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Amiga passando pra te desejar uma semana enluarada.
    Um xeeero!!!

    ResponderExcluir