segunda-feira, 7 de maio de 2012

Preconceito contra o Espiritismo


Ainda existe, em maior escala do que se pensa, o medo do Espiritismo. Há pouco, fomos procurados por uma pessoa que, sentindo evidentes perturbações de origem mediúnica, e tendo percorrido os consultórios de psiquiatria, vira-se obrigada a recorrer aos “recursos espirituais”, segundo dizia. Quando soube que não estava tratando com um “espiritualista”, mas com um espírita, assustou-se de tal maneira, que viu-se forçada a confessar o seu medo. “Se eu soubesse que o senhor era espírita - declarou - não o teria procurado.”

A verdade é que, apesar disso, acabou se convencendo de que o Espiritismo poderia ajudá-la, e mais tarde tornou-se espírita. Mas não foi muito fácil arrancar-lhe da mente o pavor doentio que lhe haviam infundido. Sacerdotes, pessoas da família, amigos e médicos, todos haviam contribuído para que o medo se enraizasse em sua alma. Terrível medo, que a desviava da única solução possível para o seu problema.

E o que é mais curioso, a maior contribuição para esse estado de temor foi dado por certas publicações espiritualistas, que apesar de admitirem a reencarnação e a lei de causa e efeito, condenam a mediunidade, pintando-a com as mais negras pinceladas.

O preconceito anti-espírita assemelha-se muito à prevenção contra o Cristianismo, no mundo antigo. As pessoas que temem o Espiritismo não conhecem a doutrina, dão ao termo aplicações indevidas, perdem-se num cipoal de lendas e suposições a respeito das sessões espíritas. Em geral nos acusam de endemoniados, necromantes, feiticeiros e coisas do mesmo teor, como faziam gregos e romanos com os cristãos primitivos. E essas deturpações do Espiritismo não são apenas orais, correndo entre pessoas simples. Figuram também em publicações eruditas, revistas, jornais, livros de ensaios e estudos, com signatários cultos.

Pitágoras já dizia que a Terra é a morada da opinião. E como a opinião é a coisa mais frívola que existe, a mais incerta e a mais irresponsável, não é de admirar que tanta gente opine sobre o que não conhece. Mesmo entre os letrados, a opinião é um hábito enraizado. Mas é evidente que, quando se trata de uma doutrina espiritual, esposada por tantos homens de projeção no mundo das ciências e do pensamento, em todo o mundo, as pessoas de cultura, ou mesmo de mediana cultura, deviam ter mais cautela ao se manifestarem a respeito. Porque se é livre o direito de opinar, não é menos livre o direito de se julgar o senso de responsabilidade de quem opina.

O maior motivo de temer do Espiritismo é o próprio temor. Ou seja: é a covardia humana, essa terrível covardia que faz os homens estremecerem de horror diante do perigo de mudarem de posição diante da vida e do mundo. O Espiritismo, entretanto, não exige outra mudança, senão a da concepção estreita de uma vida utilitarista e falsa, para a ampla concepção de uma vida espiritual, profunda e verdadeira.

Quanto ao problema das relações com o mundo invisível, o Espiritismo não estabelece essas ligações, que existem na vida de todas as criaturas, mas apenas as explica e orienta, dando-lhes o verdadeiro sentido no processo da existência.

Temer o Espiritismo é temer a verdade, que os seus princípios nos revelam, apesar de todos os que lutam para deturpá-los.

Do livro “O Homem Novo” - Herculano Pires

* * *
De todas as forças que oprimem o Espiritismo, a que mais o tem prejudicado é a “força do preconceito”. (...) A força do preconceito, para muitos, tem mais poder que a verdade. É este um dos motivos que impede a marcha ascensional do Espiritismo entre nós. (Cairbar Schutel, no livro “Os Fatos Espíritas e as Forças X” - 1926)


8 comentários:

  1. O racismo é a prova o quanto ainda somos primitivos.

    Cigana Raicha

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por sua visita,é sempre um prazer ler seus comentários, me passam muita paz. Que muito amor e paz esteja com você.
    Uma ótima segunda feira
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Olá Cigana, antes de tudo quero agradecer pela visita ao Inforblog e retribuir. Quanto á corrente, iniciamos a parceria no início do ano. O intuito é aumentar o tráfego, comentários, curtir, seguir, subscrever, trocar clicks, comentários, etc.
    A proposta inicial era uma troca de visitas diárias, porém, por falta de tempo da maioria, passou a ser uma troca de visitas semanal conforme disponibilidade de cada um. Deixo lhe o link com a lista da corrente para realizar as visitas. Provavelmente, de acordo com o numero de sites de membros que voce visitar, receberás a visita, seguidores, curtidores, etc, assim que cada membro logar na lista de parceiros. Super abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. SEGUE O LINK DA CORRENTE DE DIVULGAÇÃO DE BLOGS.

    https://docs.google.com/document/d/19SjrJjevRAltzeAU_G44M1aS0DyvxqXz4Xe-jX8Smjk/edit

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Obrigada pela visita lá no blog :)
    Que sua segunda-feira seja perfeita, repleta de coisas boas.

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  6. Olá Elaine,
    Sou católica, praticante, dizimista e legionária, mas nutro um profundo respeito por todas as religiões. Inclusive por meus irmãos adeptos do Candomblé,pois somos todos irmãos perante Deus. Na verdade, religião é muito mais uma questão de cultura e de geografia que de fé, pois sou católica,porque nasci numa família praticante, entretanto, se tivesse nascido no Japão seria budista e muçulmana se nascesse no Afeganistão.
    O que devemos é nos respeitar, pois só o respeito e o amor ao próximo é o que nos levará verdadeiramente a Deus... Ele é o Senhor de todas as verdades e o preconceito não é coisa Dele é coisa dos homens que querem ocupar o lugar de Deus, julgando, criticando e condenando. E ocupar o lugar de Deus é o maior de todos os pecados.
    Um xero e ótima semana pra ti.

    ResponderExcluir
  7. Passando pra alimentar os bichinhos,ouvir uma música linda e acalmar o espírito. E também pra te desejar uma excelente noite.
    Xerinho !!!

    ResponderExcluir
  8. Não entendo nada de espírito. Só sei que todo mundo acredita em espírito, pois se dizem acreditar em Deus, ele é um espírito.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir