quarta-feira, 2 de maio de 2012

A ilusão do sangue



Não é o sangue que nos irmana, mas o espírito. Os laços consanguíneos são ilusórios e efêmeros. Kardec explica no item 8 do capítulo XIV de O Evangelho Segundo o Espiritismo: “O corpo procede do corpo, mas o espírito não procede do espírito, pois já existia antes da formação do corpo. O pai não gera o espírito do filho. Fornece-lhe apenas o envoltório corporal, mas deve ajudar o seu desenvolvimento intelectual e moral, para fazê-lo progredir”. Filhos de outros pais, procedentes de outro sangue, podem ser muito mais ligados aos pais adotivos que os filhos consanguíneos.

Essa é uma das razões por que os pais adotivos geralmente não querem revelar a verdade aos filhos que adotaram. O amor paterno e materno ressurge ante o filho que volta ao seu convívio. Mas Emmanuel revela um dos aspectos da lei da reencarnação que exige atenção e respeito. Os filhos que voltam ao lar por vias indiretas são espíritos em prova e, portanto, em fase de correção moral. Precisam conhecer a sua verdadeira situação para que a medida corretiva atinja a sua eficiência. E se quisermos burlar a lei só poderemos acarretar-lhes maiores sofrimentos.

São muitos os dramas e muitas as tragédias ocasionadas pela imprudência dos pais que mentiram piedosamente aos filhos adotivos. Quando a verdade os surpreende, o choque emocional pode transtorná-los, fazendo-os perder a oportunidade de aprendizado que muitas vezes solicitaram com ardor na vida espiritual. Esta é uma razão nova que o Espiritismo apresenta aos pais adotivos, quase sempre apegados apenas às razões mundanas.

Aprendendo desde cedo a se acomodar à situação de prova em que se encontra, o filho adotivo resigna-se a ela e aproveita a lição de reajustamento afetivo. Amanhã voltará de novo como filho legítimo, mas já em condições de compreender os deveres da filiação.

A vida aplica sempre com precisão os seus meios corretivos, mas nós nem sempre a ajudamos, esquecidos de que os desígnios de Deus têm razões profundas que nos escapam à compreensão. Se Deus nos envia um filho por via indireta, devemos recebê-lo como veio e não como desejaríamos que viesse.

9 comentários:

  1. “Os laços de sangue não estabelecem necessariamente os laços espirituais. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito. Os verdadeiros laços de família não são, portanto, os da consanguinidade, mas os da simpatia e da comunhão de pensamentos, que unem os Espíritos, antes, durante e após a encarnação.”

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Boa Tarde =D
    TEM MUITAS PESSOAS QUE NÃO SÃO DO MESMO SANGUE QUE A GENTE, MAS QUE CONSIDERAMOS MAIS QUE IRMÃOS.....
    O AMOOR, O CARINHO, AJUDA MÚTUA E A COMPAIXÃO QUE FORMAM OS VERDAEIROS IRMÃOS.
    LINDA POSTAGEM....
    QUE DEUS TE PROTEJA SEEMPRE!
    BEIJOS
    TE AMOOOO!

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Como sempre seus textos são ótimos.
    As vezes a pessoa nem é da nossa família,não possui nosso sangue, mas a amamos como se fosse parte da gente, acho que isso é o que importa;)

    Bjs
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    muitas vezes temos pelas pessoas q nao são do mesmo sangue que o nosso um maior afeto, amor, carinho, do q por aquelas pessoas q teoricamente fazem parte de nossa familia.
    Familia é qm nos faz bem, qm nós queremos bem!
    é isso o q importa!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Saudações, muito obrigado por sua visita em meu blog, é sempre um grande prazer. Um mega ótimo final de semana a você também e um abraço com toda paz e harmonia do universo. E que as surpresas venham como jorros de felicidade e sabedoria. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Super final de semana para você também!
    Recheado de coisas maravilhosas

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga,
    Adoramos o seu post,muito legal.
    Viemos desejar um ótimo domingo e agradecer o seu carinho com nosso blog e por clicar +1
    Super beijos da Glorinha
    http://sbrincos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. a verdadeira união tá na pele, quando sentimos que a pessoa próxima é alguém que sempre esperamos.

    obrigado pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  9. Olá querida, obrigada pelas palavras em meu blog.
    Que você tenha uma ótima semana e o principal que seja abençoada.
    beijos

    ResponderExcluir